Ainda não há comentários

Moçambique: País detecta Covid-19 num repatriado da África do Sul

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, um caso positivo de infecção pelo novo coronavírus, resultante de um lote de 192 amostras testadas nas últimas 24 horas no laboratório de referência  do Instituto Nacional de Saúde (INS).

Trata-se de um moçambicano repatriado recentemente da vizinha República da África do Sul (RAS) e que foi testado no centro de trânsito instalado no distrito da Moamba, província de Maputo. Vale ressaltar que a África do Sul deportou mais de 400 moçambicanos nas últimas 24 horas e todos fizeram testes rápidos e foram encaminhados a um centro de acolhimento na cidade de Maputo.

“Por não apresentar sintomatologia, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar”, referiu a diretora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, na habitual conferência de imprensa de atualização de dados sobre a Covid-19, indicando que neste momento decorre o mapeamento dos possíveis contatos com o paciente.

Com este caso, Moçambique já conta com 104 casos positivos de Covid-19, dos quais 34 são dados como recuperados. Do total dos casos que o país contabiliza, 74 estão em Cabo Delgado, 18 na cidade de Maputo, sete na província de Maputo, quatro em Sofala e um em Inhambane.

Até hoje, 12 de Maio, o país testou  4.365 casos suspeitos, dos quais 192 nas últimas 24 horas. Destes, 23 são de Cabo Delgado (amostras de Afungi), dois de Gaza, 119 da Província de Maputo (incluí a testagem de moçambicanos repatriados da República da África do Sul) e 48 são da Cidade de Maputo.

Na ocasião, a dirigente reiterou a necessidade da contínua observância das medidas de prevenção contra a doença, com destaque para o distanciamento social, uso da máscara em locais públicos e com aglomerações, lavagem frequente das mãos, entre outras.

Publicar um comentário