Ainda não há comentários

Missões e os Evangelhos

Missão começa a partir da promessa proferida por Deus logo após a queda do ser humano (Gn. 3.15) de resgatar o homem através da descendência de Eva, porém, são os Evangelhos que nos dão uma primeira visão do trabalho missionário de Deus no Novo Testamento, isto é, o início do cumprimento das promessas feitas no Antigo Testamento.

É nos Evangelhos que percebemos o ato de Deus em tornar-se à semelhança do homem, na encarnação de Jesus, com o objetivo de buscar e salvar os perdidos (Mt. 18.11, Lc. 19.10, Jo. 6.39). Em Marcos 1.15, por exemplo, é o próprio Jesus quem diz que o tempo do arrependimento chegou.

Primeiro Jesus enviou os doze e depois designou outros 70, enviando-os de dois em dois a todas as cidades e lugares para anunciar as Boas Novas, curar todas as enfermidades e moléstias e expulsar os demônios, conforme Mateus 9.35 e, conforme a ordem deixada à igreja primitiva: “Ide e fazei discípulos” (Mt.28.19-20), “Ide e pregai” (Mc.16.15), “assim como o Pai me envia eu também envio” (Jo. 20.21), “sejam minhas testemunhas tanto… como…” (At.1.8) e depois de ter recebido “A Promessa” no Pentecostes, percebe com maior clareza o propósito de pregar, evangelizar, testemunhar, anunciar a todos os povos, a salvação em Cristo Jesus.

Os Evangelhos nos informam ainda que João Batista, como precursor de Jesus, prepara o coração do povo para a chegada de Jesus, por isso mesmo ele identificou-se como a voz que aponta o caminho para o Messias prometido (Is. 40.3). Sua história missionária é impressionante! Ele não oscilou no cumprimento do seu papel, nem usou meios convencionais para a realização da sua tarefa, pois ao invés de procurar os grandes centros urbanos, concentrou o seu ministério basicamente no deserto, indo na contramão de qualquer planejamento moderno de crescimento de igrejas. João surpreende na história de missões por atrair as multidões a si. Ele está no deserto e o povo vai ouvi-lo (Mt. 3.5-6). O próprio Jesus enfatiza que o povo se dirigia ao deserto a procura de João (Mt. 11.7-9).

Os Evangelhos falam da atividade missionária de Jesus, o Verbo que se fez carne (Jo.1.14. Neles podemos compreender melhor o ministério de Jesus. Assim é que, depois de chamar os discípulos, estabelecer a Igreja e antes de sua ascensão, Jesus comissionou seus apóstolos escolhidos, juntamente com a grande massa dos discípulos – que era a Igreja de então – a tornarem-se missionários, obedecendo a difícil, porém necessária tarefa de levar o maior número possível de pessoas a conhecê-Lo como único Senhor e Salvador.

Os discípulos buscavam cumprir o mandamento do Senhor de modo que o fim chegasse o mais rapidamente possível e eles pudessem desfrutar das promessas descritas em Apocalipse para aqueles que permanecessem fiéis. Hoje a tarefa é nossa. Como igreja dos últimos dias devemos fazer conhecido o Nome de Cristo em toda a terra a fim de que, a exemplo de Jesus e da igreja primitiva, possamos levar o Evangelho transformador para onde quer que formos.

Missões é o ritmo do coração de Deus, de Jesus e dos discípulos. É o ritmo do seu também?

Publicar um comentário