Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Notícias

Seca e fome extrema no centro de Moçambique...

...Coloca em dificuldade cerca de 5 mil camponeses entre eles nossos irmãos em Cristo.



A situação de seca que se tem vivido no sul bem como no centro do país, designadamente na província de Sofala, tem colocado 5.688 camponeses em dificuldade, fontes governamentais sinalizam a falta de comida para essas populações mais fragilizadas.

A província de Sofala é a região de maior atuação da MISSÃO ÁFRICA PIEIA e é um dos locais mais afetados pela seca em Moçambique. Nesta província estão espalhadas pelas aldeias e vilas do interior mais de 100 igrejas plantadas por nossa Missão.

A situação de fome no campo gera o êxodo rural, situação em que centenas de famílias abandonam suas terras rumo as cidades em busca de comida e condições de subsistência. Ocorre que a fome também já tem se tornado um problema nos grandes centros urbanos que em geral têm seus mercados abastecidos por produtos oriundos das pequenas plantações que se espalham pelo interior do país.

Diante deste cenário não é raro e já vivenciamos pessoas buscando um trabalho em troca de comida para si e seus dependentes.

Nossa base missionária na cidade da Beira-Sofala tem acordado a cada manhã na expectativa de socorrer irmãos que chegam das mais diversas regiões afetadas em busca de comida e amparo.



De acordo com fontes governamentais, a estiagem vigente desde finais do passado mês de Novembro de 2015 destruiu uma média 7.510 hectares de culturas só no distrito de Gorongosa. Técnicos da UNAC, União Nacional dos Camponeses de Moçambique, refere, por seu lado, que se enfrenta sobretudo a falta de milho e que isso introduz carências na alimentação dos agricultores locais.

Face a este cenário, as autoridades governamentais têm tentado minimizar as perdas através da distribuição de sementes de milho, feijão e hortícolas aos camponeses afetados pela seca. Todavia,  a UNAC ainda discorre que seria necessário um plano de prevenção destas situações, antevendo o surgimento de bolsas de fome nos próximos dias na zona de Gorongosa.

Neste momento tão delicado o país ainda passa por problemas em outras frentes que castiga a população inocente já fragilizada pela seca.

Diante de todo exposto os missionários em serviço nesta região clamam por oração!



Fonte:http://pt.rfi.fr/africa
Seca e fome extrema no centro de Moçambique... Reviewed by Missão África PIEIA on 09:31:00 Rating: 5
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.